sábado, fevereiro 12, 2011

Vem cá, João... Dá-me sua mão, e quando você entrar tranque o portão...

Se você gostaria de residir em uma pacata cidade do interior do Rio Grande Norte, eu diria que Pau dos Ferros, localidade da ‘tromba do Elefante’, não seria a mais apropriada. “Cuidado com a tromba, cuidado com a tromba!”, certamente alertaria algum adestrador zeloso se estivéssemos em um grande circo. E estamos!

Enquanto a população pauferrense não atinge ainda a marca dos vinte e oito mil habitantes, e o número de policiais em rondas noturnas chega a zero, parece que a quantidade de furtos cresce em progressão geométrica. Deixo a análise do estrago àqueles que tem gosto pela matemática.

Na verdade, não precisamos de grandes (nem pequenos) matemáticos para perceber o que acontece embaixo da lona.  Nós, eternos palhaços desajeitados, vivendo em um espetáculo às avessas, somos obrigados a aplaudir o imenso (sem ter medo de exagero) público, quando este sequer pagou ingresso.

“Roubaram o botijão de gás”, essa foi a frase pronunciada em minha casa ao abrir meus olhos em uma, aparentemente, tranquila manhã da ‘Princesinha do Oeste’. O sol estava cintilante, os pássaros cantavam, as pessoas se cumprimentavam... Em meio a este cenário um tanto bucólico, um choque com as consequências do mundo pós-moderno.

Alguns planejam sequestros de importantes empresários, assaltos a bancos e, quase que prazerosamente, outros levam nossos celulares e joias. Porém, quem em sã consciência planejaria um furto de botijão de gás vazio na alta madrugada? Resposta: não houve planejamento, o ocorrido foi resultado de um ato desesperador e, não menos... sacana.

Sacanas, principalmente, são as políticas públicas (no caso, a falta delas). Como posso recriminar um possível dependente químico por saquear a minha residência, se olho ao meu redor e a única coisa que consigo ver é o incentivo ao caos?  Sexo, drogas, e vamos trocar o rock and roll pelo forró na ‘casa das prima’, que me desculpem o Aviões do Forró e seus fãs.

Proteja-se, Pau dos Ferros! Já que a situação não muda e antes que ela piore, vamos trocar nossos cadeados, nossas grades e fechaduras. Ou adquirir um cão de guarda, que não seja roubado.

6 comentários:

  1. Adorei o blog e o primeiro post! Tava sentindo falta de algo assim. Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Já estava com saudades de suas crônicas. Muito bom, e sempre q puder coloque no twitter.

    Lenilson.

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler o que você escreve, infeliz!
    Isso mesmo... vou te atormentar (e me deliciar) por aqui também! [Descarte a ambiguidade que o 'deliciar' trasmitiu, please!]

    Espero que persevere com o blog e não invente de excluí-lo daqui a algum tempo! ¬¬

    Sucesso! ;D

    ResponderExcluir
  4. Oi Samara. Menina, adorei. O engraçado é que li a crônica lembrando do seu jeito de falar. Parecia que você estava lendo texto pra mim. Eu também fiz um blog, mas...não postei nada ainda. Rsss. Um dia eu chego lá. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, bem realista como toda notícia deve ser, falando de uma maneira bem especial de um lugar que vc conhece como a palma da sua mão né? ;*

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos que comentaram, é muito importante.
    "Parecia que você estava lendo texto pra mim." Essa é a ideia.
    "Espero que persevere com o blog e não invente de excluí-lo daqui a algum tempo!" Se fosse orkut, talvez...

    ResponderExcluir